Cores das Pedras


Por serem naturais, as pedras são diferentes dos materiais industrializados que possuem aparência padronizada e uniforme. Cada fragmento de pedra pode conter multiplas tonalidades, transmudando visualmente de peça para peça. O brilho inato, proveniente da mica, torna as cores ainda mais explícitas, favorecendo a beleza do material.

Podemos usar o círculo cromático para entender melhor as cores nas pedras de Pirenópolis.

Pedra verde

Pedra verde


A pedra, chamada de verde, possui definição de cor um tanto imprecisa. Suas cores variam do branco ao cinza (cores neutras), aproximando-se do verde (cor fria). Nesse caso, podemos dizer que as pedras "verdes", na verdade são neutras, mas, com grande inclinação para tonalidades frias.

Pedra amarela

Pedra amarela


As "pedras amarelas" têm realces de coloração, com base amarela, em fundo branco. Ainda que a cor principal seja o amarelo, essas pedras podem conter todas as tonalidades vizinhas (de cor quente) do círculo cromático.

Pedra mesclada

Pedra mesclada


Pedras mescladas, ou mistas, são rochas que têm cores quentes e frias numa única peça.
Lembrando que a cor verde nas pedras está mais para cinza (cor neutra), as tonalidades do vermelho ao amarelo ficam em evidência, salientando mais as colorações quentes do círculo.

Pedra branca

Pedra branca


De cor neutra, as pedras brancas de Pirenópolis aparecem de dois tipos: arenosas (macias) e resistentes (duras), sendo que, as macias tendem a manter branco em toda a peça, enquanto as duras possuem pigmentos verdes ou amarelos.

Pedra preta

Pedra escura


As pedras pretas também são neutras. Mas, diferentes das brancas, estas têm propriedades naturais alternadas para tons quentes. Possuem diversos tons de avelã, e por vezes, a cor rosa integra o conjunto.

Pedra rosa

Pedra rosa


A laje rosa e a pedra vila velha possuem rosa como cor principal, mas seus tons quentes variam do vermelho ao laranja.
Classificada como pedra rústica, a vila velha pode conter a cor preta em diversas peças.

Voltar para o topo