Como aplicar pedras


Para conseguir o efeito esperado com as pedras, recomendamos a contratação de profissionais com experiência. Isso evitará a instalação inadequada do material.
Entre em contato para obter mão de obra especializada!

Abaixo, instruções para aplicação de pedras em pisos e paredes.

Aplicação em pisos

Como aplicar pedra em piso
aplicação de pedra em piso


Para iniciar o trabalho de aplicação em pisos, seja em contrapisos ou em chão de terra, a superfície precisa está nivelada. No caso de pedras irregulares (não serradas), deve-se montar um desenho no piso com antencedência, averiguando o melhor encaixe para cada peça. Desta forma, também é possível separar as peças 'menos atraentes', colocando-as em locais estratégicos, com menor visibilidade ou pouca luminosidade.

Após colocar cada pedra no local onde será fixada, posicionadas e encaixadas num desenho harmônico, levante cada peça e acrescente massa de cimento ou argamassa para fixá-las. A escolha do produto depende do local.

Conforme finaliza as peças, use a régua de pedreiro para avaliar o nível e garantir que as pedras estejam alinhadas. Lembrando que as pedras possuem espessuras variadas, o alinhamento requer atenção. As vezes é necessário levantar a peça várias vezes para acrescentar ou retirar massa, afim de conseguir alinhamento.

Para finalizar, rejunte o espaço entre as pedras.

A aplicação de pedras serradas é mais fácil, graças às laterais retas. Nesse procedimento, as peças se encaixam automaticamente e ficam mais próximas, facilitando o alinhamento e diminuindo consideravelmente o espaço para rejunte.

As pedras serradas possuem variações de 2 a 4 cm de espessura. O nivelamento no piso também requer atenção.

Aplicação em paredes

como aplicar pedra em parede
Aplicaçao de pedra em parede


Antes de iniciar a aplicação de pedras em paredes, certifique se a superfície está devidamente prumada.

Se as paredes estiverem lisas (rebocadas) ou pouco aborventes, recomenda-se o chapisco, afim de criar porosidade e facilitar a fixação das peças.

A aplicação, com massa de cimento ou argamassa, deve ser iniciada pela parte de baixo, assim, as próprias pedras assentadas servirão de apoio para as demais.

As ferramentas linha e prumo ajudam a verificar o alinhamento vertical.

Filetes

Como aplicar filete
Como aplicar canjiquinha


A melhor maneira de aplicar pedras filetadas em linha horizontal é formando fileiras, distantes de 3 a 5 cm da parede onde serão instalados. Deve-se alternar as posições dos filetes em cada fileira, travando as peças. Quando os filetes estiverem enfileirados com altura de 30 a 40 cm, adicione a massa de cimento atrás deles, entre pedra e parede. Feito isto, basta pressionar as pedras junto a massa, com leves batidas.

Para filetes na vertical, em que não é possível enfileirá-los soltos, é necessário adicionar a massa de cimento na parede e colocar peça por peça, pressionando-o com leves batidas.

Opções de aplicação

Pedra com junta seca e almofadada


É possível diversificar a aplicação de pedras, criando diferentes efeitos:

Serviço almofadado: Consiste na 'quebra dos cantos' na parte superior da pedra. O próprio assentador quebra os cantinhos da pedra com o martelo ou marreta, no momento da aplicação.

Alto relevo: Neste processo, as peças variam o padrão de alinhamento em pelo menos dois níveis. Algumas saltam à frente das outras.

Junta seca: As pedras são colocadas 'sem espaço para rejunte'. O encaixe deve ser perfeito, sem espaços.

Voltar para o topo